O que é uma Liga acadêmica?

Ligas Acadêmicas são entidades de caráter multidisciplinar, sem fins lucrativos, políticos ou religiosos, de duração ilimitada, organizadas por discentes universitários, sob a supervisão de profissionais, doutores e professores vinculados à universidade. (COSTA et al., 2009). Criado em 1920, o movimento das ligas acadêmicas surgiu no âmbito da medicina, em São Paulo, e vêm cada vez mais ganhando força no cenário universitário em muitos cursos. Além de possibilitar a potencialização na formação dos acadêmicos e proporcionar uma reflexão a respeito do crescimento pessoal, as ligas acadêmicas são criadoras de oportunidades de desenvolvimento de trabalhos científicos, projetos culturais e sociais, entre outros (SILVA et al., 2018).

Referências

 
COSTA A.P.; AFONSO, C.L.; DEMUNER, J.M.M.; PIRES, W.C. A importância da Liga Acadêmica de Queimaduras. Revista Brasileira de Queimaduras, Goiânia, v.8, n.3, p. 101-105, 2009

SILVA, Davi et al. Proposição, fundação, implantação e consolidação de uma Liga Acadêmica. Revista de Enfermagem, Recife, 27 maio, 2018. p. 1486-1492.

A LATRAM

Fundada em 2014, a Liga Acadêmica de Tratamento de Minérios (LATRAM) é uma entidade de ensino, pesquisa e extensão gerida por acadêmicos do curso de Engenharia de Minas e Metalúrgica, sendo sediada no Departamento de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto.

A LATRAM tem como objetivo congregar, estimular promover o conhecimento do tratamento de minérios através de reuniões, palestras, atividades de extensão, visitas técnicas e outras atividades. A produção científica também faz parte da proposta da LATRAM, seja em eventos da UFOP, como de outras entidades. Nesse sentido, os membros da liga são incentivados a participar, como ouvintes e/ou apresentadores, em congressos e encontros nacionais e internacionais de interesse em Tratamento de Minérios e suas aplicações na prática de engenharia. Na extensão, a LATRAM promove campanhas beneficentes: o Natal Solidário e a Campanha do Agasalho.