Em meados de 2014, Érica Linhares, professora do Departamento de Engenharia de Minas (DEMIN) da Universidade Federal de Ouro Preto, conheceu as ligas acadêmicas através de sua irmã, que integrava uma das ligas do curso de Medicina da UFOP. Curiosa, a professora procurou se inteirar mais sobre o assunto.

Sentindo-se motivada, concentrou seus esforços para que o DEMIN finalmente pudesse ter a sua primeira liga acadêmica. Então, convocou interessados que, em geral, eram alunos por ela orientados em projetos de extensão e de iniciação científica, para que trabalhassem na criação de uma liga acadêmica para o estudo do tratamento de minérios.

Após algum tempo foi concluída a elaboração do estatuto. A intenção de criação da liga foi apresentada e aprovada pela Assembleia Departamental do DEMIN, o que significou a formalização da liga perante o Departamento.

E, assim, foi fundada a Liga Acadêmica de Tratamento de Minérios, pioneira no estudo do tratamento de minérios no país e que, desde então, tem contribuído para a difusão de conhecimento sobre o assunto para os discentes dos cursos de Engenharia de Minas e de Engenharia Metalúrgica da UFOP.